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6 dicas para faturar mais e ter um negócio de sucesso


(Imagem:Reprodução)

Fonte: Revista PEGN


Abrir o próprio negócio é sempre desafiador. O empreendedor tem que trabalhar muito, gerenciar suas finanças com afinco e inovar o tempo todo para diminuir os riscos de falência. Por outro lado, os microempreendedores individuais têm uma carga tributária menor, ou seja, se você quer conhecer o mercado sem gastar muito, tornar-se um MEI pode ser uma boa alternativa. Além disso, o home office e a popularização dos escritórios de coworkings trazem economia, já que em muitos casos não é necessário alugar um ponto comercial. 


Pensando nisso, Diego Smorigo, consultor do Sebrae-SP, em entrevista com a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, deu algumas dicas para os MEIs se destacarem no mercado. Confira agora 6 dicas para o sucesso da sua empresa:


1- Diferenciação

(Imagem:Reprodução)


O tamanho do negócio acaba sendo um grande aliado, já que, no caso dos MEIs, as lojas não são tão grandes. É possível conversar com os clientes sobre suas demandas e oferecer um atendimento mais personalizado, uma alternativa que não é tão viável em redes varejistas tradicionais.


Por exemplo, quando uma pessoa chega em uma loja para comprar uma bermuda, oferecer uma infinidade de produtos não basta. É importante perguntar o motivo da compra, saber se o produto vai ser usado pelo cliente ou se é um presente, é preciso ser pró-ativo com as necessidades do cliente, dar sugestões de cores e modelos compatíveis. Smorigo afirma:

“A venda terá mais impacto porque o vendedor pegou a essência do consumidor com uma simples conversa. Essa proximidade é mais frágil em grandes empresas”.

2- Promoções

(Imagem:Reprodução)

A flexibilidade nos estoques é uma das vantagens de ser um MEI.

"Os microempreendedores não precisam consultar sócios ou mesmo se preocupar com o impacto dos descontos na folha de pagamento dos funcionários. O poder de decisão está com eles, então fica mais fácil avaliar os estoques e decidir fazer uma liquidação, por exemplo".

3 - Investimento no online

(Imagem:Reprodução)

Instagram, Facebook, WhatsApp e marketplaces estão na lista de canais que podem ser interessantes para a divulgação e venda de seus produtos.


Estar na internet é um ponto muito importante para o sucesso de um negócio. Existe um mito de que é preciso ter muitos recursos para investir nas vendas online, mas esse tipo de história se prova cada vez menos verídica. Smorigo conta:

“Eu já vi até uma padaria vendendo pelo Twitter sem gastar nada, anunciando a hora que as fornadas iam sair”. 

Smorigo reconhece que o mito até tem um fundamento, pois antigamente, para vender seus produtos online, era necessário montar uma plataforma do zero. Agora, com WhatsApp, Instagram e Facebook, o empreendedor possui um canal direto e de fácil acesso com o consumidor. No caso dos e-commerces, há ferramentas que facilitam a criação de lojas virtuais, com grandes nomes deste mercado atuando como marketplaces, plataformas que permitem que pequenos vendedores possam expor seus produtos nos sites.

"Esses canais já têm a infraestrutura necessária para a realização da compra e, inclusive, vêm com as ferramentas de meios de pagamento prontas".

4- Microfranquias

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As microfranquias oferecem um negócio mais acessível e com uma operação já organizada. Elas acabam se tornando atrativas para o MEI, entretanto os empreendedores precisam identificar se esse modelo de negócio é compatível com seu perfil.

“A microfranquia é uma boa alternativa porque é um negócio que vem com um 'manual de instrução', mas o empreendedor terá que pagar uma mensalidade para usar essa marca”.

Caso o MEI queira empreender com microfranquias, o especialista aconselha procurar os próprios franqueados do negócio e, caso necessário, até mesmo passar um tempo entendendo a operação, como uma espécie de "estágio".


Também é importante ter acesso aos dados sobre o desempenho financeiro dessas redes. “Em geral, o franqueador acaba mostrando os números de sua melhor franquia, por isso é preciso ter cuidado”.

5- Homeoffice

(Imagem:Reprodução)

Empreender em casa já é um hábito muito comum no Brasil. Muitas pessoas já passaram por de lojas de roupas e salões de cabeleireiro que funcionam na própria casa dos empreendedores.


O home office é uma alternativa interessante para quem não tem muitos recursos. No entanto, é preciso estar atento pois nem toda cidade e nem todo bairro libera as operações domiciliares. Assim sendo, o empreendedor precisa consultar a Prefeitura de seu município para se certificar que não está fazendo nada errado.


No caso de quem mora em condomínios também é preciso ficar alerta com as normas do condomínio, pois, normalmente, há restrições quanto à entrada de pessoas. Em alguns casos, é possível contornar essa situação.

"Um programador pode trabalhar em seu escritório em casa e fazer as suas reuniões com clientes de um coworking".

6- Criatividade

(Imagem:Reprodução)

Estar de olho nas tendências é essencial para o empreendedor ganhar destaque. Um dos setores identificados pelo especialista é o de serviços.

“Com a vida corrida das pessoas, dificilmente elas param para realizar algumas atividades básicas, como por exemplo colocar um quadro na parede ou mesmo trocar uma lâmpada. Isso acaba se tornando uma oportunidade de negócio”. 

O aumento da população idosa também abre oportunidades para negócios destinados a esse público. Vale ressaltar que as necessidades dos idosos vão além da saúde.

"Já há cuidadores de idosos que não focam tanto em administrar medicações, mas em acompanhar a pessoa ao cinema ou sair com ela para fazer compras, por exemplo. É importante ser criativo".

É fundamental contar com uma assessoria especializada em pequenas e médias empresas. Conte com a CONCQ Consultoria.

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