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Analise a sua empresa com os 7 Ss de McKinsey


(Imagem:Rperodução)

Fonte: Omie


Como saber se a minha empresa está alinhada para alcançar os meus objetivos? Esta pergunta é feita há muito tempo e tem várias possíveis respostas.


Existem metodologias diferentes que tentaram e que continuam tentando responder a pergunta desta matéria. Algumas buscam a resposta em fatores internos da empresa, outras em fatores externos. Há quem diga que são nos dois.


Entretanto, elas são métodos que entram e saem de moda frequentemente, sem gerar uma resposta assertiva e confiável à pergunta. Apesar de tudo, uma metodologia se destacou sobre as demais, e persiste em sua eficácia, são os 7 Ss de McKinsey.


Nos anos 80 metodologia dos 7-S de McKinsey foi criada por dois consultores de uma das maiores consultorias de gestão estratégica do mundo McKinsey & Company, Tom Peters e Robert Waterman. A principal premissa do modelo é que 7 aspectos internos da empresa devem estar alinhados e aderentes para que a empresa seja bem-sucedida.


E como faz para aplicar essa metodologia de gestão empresarial?


Primeiro devemos entender quais são os 7 Ss, para depois mapeá-los na sua empresa. Os elementos são divididos em hard e soft skills, que são basicamente habilidades técnicas e comportamentais, dado que estes fatores conseguem mapear a empresa na sua totalidade por diversas ópticas diferentes.


Hard skills, as habilidades técnicas


São elementos mais fáceis de se definir e identificar, que podem ser diretamente influenciados pela gerência. Esses elementos são:


• Strategy (Estratégia): o plano estabelecido para construir e manter vantagens competitivas frente a sua concorrência;


• Structure (Estrutura): a maneira que a organização está estruturada e como funciona a sua hierarquia;


• Systems (Sistemas): atividades diárias e procedimentos que os funcionários realizam para cumprir suas tarefas diárias.


Soft skills, as habilidades comportamentais


São elementos mais difíceis de se descrever, menos tangíveis e muito influenciados pela cultura. Estes fatores são tão importantes quanto os hard skills, para garantir o sucesso da organização.


• Shared values (Valores compartilhados): é dado como o fator central do modelo e diz respeito aos valores centrais da organização, que evidenciam a cultura corporativa e a ética de trabalho;


Style (Estilo): Diz respeito ao estilo de liderança;


Staff (Equipe): Diz respeito aos funcionários e suas capacidades;


Skills (Habilidades): As habilidades e competências dos funcionários.


Esses valores representam os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes em todos funcionários, processos, relações e principalmente nos líderes. Por isso os valores compartilhados estão presentes no centro do modelo, indicando que todos os fatores da empresa devem estar alinhados com eles.


Como aplicar o modelo na realidade da sua empresa de modo efetivo?


Para utilizar esse modelo é necessário mapear, por meio de questionamentos, todos os 7 fatores citados. Essa matéria traz alguns modelos de perguntas para cada um dos Ss, porém, é importante destacar que, ao aplicar a metodologia, deve-se pensar em perguntas que sejam importantes e modeladas de acordo com o seu negócio.


Responde-las é um exercício que deve ser feito para entender a situação atual de sua empresa, o chamado Ponto A, e deve ser repetido para a situação futura proposta, o Ponto B. É recomendado aplicar o questionário para pessoas em diferentes níveis dentro da empresa, para verificar os alinhamentos.


As perguntas são:


1. Estratégia:


• Qual é a nossa estratégia?

• Como pretendemos atingir nossos objetivos?

• Como lidamos com a pressão competitiva?

• Como lidamos com as mudanças na demanda do cliente?

• Como a estratégia é ajustada em caso de problemas no ambiente do negócio?


2. Estrutura:


• Como a empresa e as equipes são divididas?

• Como funciona a hierarquia da empresa?

• Como os diferentes departamentos coordenam as atividades?

• Como os membros das equipes se alinham e organizam?

• A tomada de decisão é centralizada ou descentralizada? Essa é a forma ideal, dado nosso modelo de negócio?

• Como funciona a comunicação na empresa?


3. Sistemas:


• Quais são os principais sistemas em que a empresa está apoiada? Considerar sistemas de RH, financeiros e armazenamento de documentos e comunicações.

• Como funciona os controles e como eles são monitorados e analisados?

• Quais são as regras e processos dentro das equipes?


4. Valores compartilhados:


• Quais são os valores chave da empresa?

• Qual é a cultura corporativa e das equipes?

• Quão forte são os valores?

• Quais são os valores fundamentais em que a empresa foi construída?


5. Estilo:


• Quão participativa é a liderança?

• Quão efetiva é a liderança?

• Os funcionários têm tendência de cooperar ou competir?

• As equipes são formais ou somente grupos nominais?


6. Equipe:


• Quais são os cargos e especializações representadas nas equipes?

• Quais são as competências necessárias para cada cargo?

• Existem gaps nas competências necessárias?


7. Habilidades:


• Quais são as habilidades mais fortes representadas na companhia ou nos times?

• Existem gaps nas habilidades necessárias?

• As equipes de trabalho são reconhecidas por fazer o que bem?

• Os membros atuais possuem habilidades suficientes para realizar suas tarefas?

• Como as habilidades são monitoradas?

A partir do material coletado, deve-se procurar por gaps e inconsistências entre as pessoas e entre os elementos. Comece pelos valores compartilhados:

• Eles estão consistentes e aderentes com sua estratégia, estrutura e sistemas?

• Se não tiverem, o que precisa ser mudado?


O que olhar nos hard skills.


• Quão bem cada um apoia os outros? Identifique onde devem ser feitas mudanças.


O que olhar nos soft skills.


• Eles dão suporte aos devidos hard skills?

• Eles dão suporte uns para os outros?

• Se não, o que precisa ser mudado?


Esses ajustes devem ser feitos um por um, sempre realizando a análise novamente, de como essa mudança impactou nos outros elementos. Não existe método melhor para diagnosticar os problemas da gestão da sua empresa, e ter insights para trabalhar em soluções.


É fundamental contar com uma assessoria especializada em pequenas e médias empresas. Conte com a CONCQ Consultoria.

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