- CONCQ
Auxílio emergencial: Confira o calendário de pagamento

(Imagem:Reprodução)
Fonte: Contábeis
O governo começa a pagar a partir dessa terça-feira (14), o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores autônomos e informais. O benefício é uma ajuda do governo para as pessoas que foram afetadas pela crise do COVID-19.
Os trabalhadores que se cadastraram pelo site do Auxílio Emergencial e pelo aplicativo, e que cumprirem com os critérios para recebimento do benefício, os valores começarão a ser pagos na quinta-feira (16), na conta indicada ou em poupança digital na Caixa Econômica Federal.
Confira o calendário de pagamento:
Calendário da primeira parcela
- Pessoas que não recebem o Bolsa Família e que estão no CadÚnico (Cadastro Único), poupança na Caixa Econômica Federal e têm conta no Banco do Brasil: quinta-feira (9);
- Pessoas que estão no CadÚnico (Cadastro Único) que não recebem Bolsa Família, com conta no Banco do Brasil ou poupança digital na Caixa, incluindo as mulheres chefes de família: a partir de terça-feira (14 de abril);
- Trabalhadores informais que não estão no CadÚnico (Cadastro Único): em 5 cinco dias úteis após inscrição no programa;
- Beneficiários do Bolsa Família: seguindo o calendário regular do programa, nos últimos 10 dias úteis de abril.
Segunda parcela
- Pessoas que não recebem o Bolsa Família e que estão no CadÚnico (Cadastro Único), e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial: entre 27 e 30 de abril;
- Beneficiários do Bolsa Família: últimos 10 dias úteis de maio, seguindo o calendário regular do programa.
Terceira parcela
- Pessoas que não recebem o Bolsa Família e que estão no CadÚnico (Cadastro Único), informais inscritos no programa de auxílio emergencial: entre 26 e 29 de maio;
- Beneficiários do Bolsa Família: últimos 10 dias úteis de junho, seguindo o calendário regular do programa.
Conta digital
Será aberto automaticamente pela Caixa, as contas poupança digitais para os beneficiários considerados aptos a receber o auxílio emergencial e que não tenham outra conta bancária nem sejam beneficiários do Bolsa Família.
Os que receberem o crédito por meio da conta digital poderão realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 ou poderão efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa. Sendo assim, podem pagar boletos e contas de luz, água, telefone, entre outras. A conta é isenta de tarifas.
O acesso à conta é feito pelo aplicativo CAIXA Tem, que pode ser baixado na loja de aplicativos dos celulares.
Saques da poupança digital
Para poder evitar aglomerações nas agências, a Caixa estabeleceu um calendário para os beneficiários que quiserem sacar em dinheiro o valor depositado nas poupanças digitais abertas para os colaboradores:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro; 28 de abril – nascidos em março e abril; 29 de abril – nascidos em maio e junho; 30 de abril – nascidos julho e agosto; 4 de maio – nascidos em setembro e outubro; 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro.
É fundamental contar com uma assessoria especializada em pequenas e médias empresas. Conte com a CONCQ-Consultoria