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COVID-19 acelera a digitalização das pequenas empresas brasileiras


(Imagem:Reprodução)


Fonte: Contábeis


Um levantamento realizado pela fintech americana, Intuit QuickBooks, identificou que grande parte das pequenas empresas brasileiras (49,7%) está mais digital agora, pós crise do novo coronavírus, do que antes da pandemia. Entre as ferramentas escolhidas para o período de isolamento estão aplicativos que facilitam a comunicação remota e a criação de comércio eletrônico (e-commerce).


Segundo os entrevistados, a adoção de ferramentas possibilitou migrar a operação das empresas para o home office (53,5%) e contribuiu para melhorar o relacionamento com o cliente, capturar novos clientes e ter processos mais ágeis (55%).


De acordo com Lars Leber, country manager da Intuit QuickBooks no Brasil, no primeiro momento de adaptação ao cenário de trabalho remoto e ainda sem ter todas as ferramentas necessárias, pode haver uma percepção de perda de produtividade e de ganhos para os empreendedores.

“No entanto, sabemos que há uma enorme oportunidade digital para as pequenas empresas, pois além de reduzir o tempo necessário para cuidar de tarefas administrativas, a tecnologia permite que o tempo seja usado em atividades mais estratégicas, que agregam mais valor para o negócio no longo prazo”.

Lars Leber também chama atenção, o fato de que, mesmo com 72.9% dos empreendedores terem sido impactados negativamente pela crise, apenas 30,2% dos empreendedores tinha planos de investir em novas ferramentas antes da pandemia.


“Precisamos cada vez mais falar sobre digitalização e contribuir para educar o mercado de empreendedores sobre os benefícios da tecnologia para que no futuro eles não sejam pegos desprevenidos – há uma variedade gigantesca de soluções e sistemas em nuvem, por exemplo, que são mais acessíveis e trazem muita facilidade e controle para as pequenas empresas, mas é necessário também que haja comprometimento do empreendedor com a gestão do seu próprio negócio”.

Entre as principais preocupações e desafios dos empreendedores na hora de adotar novas tecnologias, estão, garantir a segurança dos dados (22,6%), ter um preço acessível e um custo benefício (23,8%), mudar um processo de trabalho que já funciona atualmente (24,2%), integrar as informações entre vários sistemas diferentes (24,8%) e achar ferramentas que funcionem bem em qualquer dispositivo (25,9%)


A Intuit QuickBooks ouviu 1.128 proprietários e decisores de empresas pequenas e médias durante dez dias em junho. 62,6% são do segmento de serviços e 63,2% deles mantém um negócio no Estado de São Paulo.



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