Buscar
  • CONCQ

Entenda o circuit breaker, mecanismo acionado na B3 nesta segunda-feira após o Ibovespa desabar

Mecanismo é disparado pela bolsa para interromper a sessão quando ocorrem oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações.


Fonte: InfoMoney


SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (9), o Ibovespa teve o circuit breaker acionado após a queda de mais de 10% no início do pregão. A queda ocorre na esteira da derrocada dos preços do petróleo, que derruba as bolsas mundiais. O petróleo brent chegou a cair 31%, reduzindo a queda depois para cerca de 20%, após o imbróglio da Opep+ levar a uma guerra total de preços entre a Arábia Saudita e Rússia, dois dos três maiores produtores mundiais.


Mas o que significa o circuit breaker? Ele é um mecanismo disparado pela bolsa para interromper a sessão quando ocorrem oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações.


Desta forma, toda vez que isso acontece no mercado, a ferramenta é acionada para rebalancear as ordens de compra e venda dos investidores, protegendo o mercado da volatilidade.


O “circuit breaker” na B3 funciona assim:


  • se o Ibovespa atingir o limite de baixa de 10% (em comparação ao dia anterior), os negócios serão interrompidos por meia hora.

  • reaberto o pregão, se houver oscilação negativa de até 15%, a interrupção se dá por mais uma hora.

  • voltando a funcionar, com queda de 20%, ocorre suspensão dos negócios por prazo a ser definido pela Bolsa. Nessa hipótese, a decisão deverá ser comunicada ao mercado. De qualquer forma, na última meia hora de pregão, as negociações acontecerão.


É fundamental contar com uma assessoria especializada em pequenas e médias empresas. Conte com a CONCQ-Consultoria!