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IR 2020: Receita abre na sexta-feira consulta ao 3º lote de restituição


(Imagem:Reprodução)


Fonte: Contábeis


Nesta sexta-feira, 24, a Receita Federal abre a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020 (IRPF). O sistema será liberado para os contribuintes a partir das 9 horas.


A restituição será paga a 3.985.007 contribuintes no dia 31 de julho, totalizando o valor de R$5,7 bilhões. Desse total, R$ 2.056.423.308,19 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 646.111 contribuintes entre 60 e 79 anos, 346.793 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, 88.420 contribuintes idosos acima de 80 anos e 47.170 contribuintes com alguma deficiência mental, física ou moléstia grave.


Também foram contemplados ainda 2.856.513 cidadãos não prioritários que entregaram a declaração até o dia 28 de março.


Para conferir se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal.


Durante a consulta à página da Receita, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e conferir se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso tenha, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.


A Receita Federal disponibiliza, ainda, aplicativo para smartphones e tablet que facilita consulta às declarações do Imposto de Renda e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.


Liberação da restituição


A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou então, diretamente no

Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.


Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones:


  • 4004-0001 (capitais);

  • 0800-729-0001 (demais localidades);

  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta poupança ou corrente em seu nome, em qualquer banco.



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