Buscar
  • CONCQ

O que fazer se um funcionário apresentar sintomas de Covid-19?


(Imagem:Reprodução)


Fonte: Revista Pegn


Para evitar a disseminação do novo coronavírus, as empresas devem adotar uma postura responsável em relação ao Covid-19. Algumas das medidas recomendadas são: garantir a limpeza do ambiente e estimular o trabalho remoto. Caso um ou mais colaboradores apresentem sintomas da doença, a postura deve ser especialmente cuidadosa.


O Governo do Estado de São Paulo recomenda que os funcionários com sintomas do Covid-19 sejam orientados a procurar os serviços de saúde. De acordo com o site oficial do governo:

“Quem tiver histórico de viagem ou contato com algum caso suspeito ou confirmado deve ser enviado para casa imediatamente”

O governo paulista afirma ser importante que empresas garantam políticas médicas flexíveis, “sem exigir, por exemplo, atestado médico para funcionários ficarem em casa”, além de poder oferecer condições para que os colaboradores cuidem de familiares doentes.


Caso seja confirmado um caso do Covid-19 na equipe, o empregador deve procurar as autoridades de saúde e seguir o protocolo exigido para essas circunstâncias. A Lei 13.979/2020, sancionada em fevereiro, garante políticas de exames obrigatórios, isolamento e quarentena para conter o novo coronavírus.


A quarentena é de um prazo máximo de 14 dias, podendo se estender por mais 14 dias com um resultado laboratorial comprovando o risco de transmissão. Sendo definido que o período é considerado como falta justificada e deverá ser paga pelo empregador.


Aplicativo

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre a doença, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS. Nele é possível saber mais sobre os sintomas do Covid-19, verificar as unidades de saúde mais próximas e receber notícias sobre o assunto. O app está disponível para Android e IOS.



É fundamental contar com uma assessoria especializada em pequenas e médias empresas. Conte com a CONCQ-Consultoria