Buscar
  • CONCQ

Planejamento empresarial com Sistema ERP.


(Imagem:Reprodução)

Fonte: Omie


As empresas, em sua maioria, são fundadas com o intuito de solucionar algum problema na sociedade ou de preencher um gap de mercado. Quando analisamos as coisas de uma forma mais exata, todos conhecemos a preocupação dos sócios em gerar mais dinheiro.


Ainda que você tenha um objetivo, como gestor ou empreendedor, é essencial cuidar da saúde financeira da sua empresa, pois, sem uma atenção específica voltada para essa área, as dificuldades de atingir o resultado desejado serão ainda maiores.


Planejamento financeiro e controle da empresa


Planejar é algo necessário em todos os setores de uma empresa, mas quando o assunto é finanças se torna ainda mais indispensável. Além de ser uma base para estabelecer a estrutura de capital, o planejamento financeiro auxilia o empreendedor a compreender a fundo os seus custos, fazendo com que ele tome decisões mais inteligentes de investimento.


Para executar um bom planejamento financeiro empresarial, é preciso entender em qual situação a sua empresa se encontra. O diagnóstico financeiro é uma excelente maneira de agrupar dados históricos e transformá-los em informações úteis. Além disso, captar dados sobre o micro e macroambiente da empresa, tais como potenciais clientes, relações de força com fornecedores e os impactos da economia no setor, ajudam na visão global do que ocorre na organização.


Com todos os dados organizados, é hora de traçar planos sobre o futuro. Porém, é necessário pensar como a empresa vai responder financeiramente aos possíveis cenários econômicos, tendo como mentalidade a possibilidade de ocorrer uma crise ou um aquecimento na economia.


Mesmo compreendendo os passos para montar um controle e planejamento financeiro eficiente e eficaz, executar todo esse processo pode ser uma tarefa complicada. Para isso existem empresas preparadas para te auxiliar prestando serviços de consultoria. Muitas vezes os valores podem ser exorbitantes, consultoria júnior é uma opção cada vez mais atraente no mercado para PMEs.


Software ERP para gestão financeira empresarial


O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, ou seja, ele conecta diversos departamentos de uma empresa em um único software. Mas isso trás algum beneficio ao seu negócio?


Com a integração entre as áreas e funcionalidades, como recomendações para faturamento e custos da produção, o trabalho de atualizar a DRE e o balanço da empresa é minimizado. O software se mostra como uma potente ferramenta para organizar a contabilidade, pois gera relatórios e facilita até o recebimento de notas fiscais eletrônicas ou emitidas em papel.


Portanto, a aquisição de um bom ERP online para sua empresa não pode ser vista como um gasto, mas sim um investimento, em que o retorno não pode ser direto, mas que ele se perceba em toda a empresa.


Como controlar o seu fluxo de caixa


Financeiramente o seu caixa é equivalente ao seu dinheiro. Portanto, o seu fluxo de caixa é na verdade a movimentação de dinheiro que acontece na sua empresa. Ter todo controle financeiro de seu negócio, desde o que entra e sai do caixa, é fundamental para saber se ele está sobrevivendo ou não no mercado.


O âmbito econômico analisa a DRE e reflete a remuneração dos sócios como uma de suas maiores preocupações. Assim sendo o lucro é visto como o objetivo principal a ser atingido.


Porém, uma empresa pode lucrar e mesmo assim chegar à falência. Isso ocorre porque o ciclo financeiro dela pode estar desajustado, ou seja, o tempo entre o pagamento aos fornecedores dos insumos comprados e o recebimento pela venda é muito grande.


Sendo assim a gestão financeira empresarial se preocupa com o curto prazo e a geração de caixa. Se o ciclo financeiro é longo, por exemplo alguns meses, a empresa pode sofrer para manter suas operações, pois há saída de dinheiro e existe uma demora muito grande até ter uma entrada que compense aquela saída. Nesse caso, o lucro da operação também demora muito a ser recebido.


Atentando-se aos tópicos mencionados no texto, é possível manter sua empresa equilibrada, financeiramente saudável e competitiva no mercado. Lembre-se que o planejamento é a chave para o bom desempenho, e que entender o lado técnico é extremamente importante, pois assim sua empresa vai ganhar valor e enfim cumprir o seu objetivo na sociedade.



É fundamental contar com uma assessoria especializada em pequenas e médias empresas. Conte com a CONCQ Consultoria.


Unidade São Paulo

A CONCQ Consultoria Contábil

São Paulo está localizada na Rua Araguari, 817 - Cj 96 - Moema -

São Paulo/SP

Telefone: 11 2367-9630

Whatsapp: 11 97969-0931

E-mail: contato@concq.com.br

Unidade Sorocaba

A CONCQ Consultoria Contábil Sorocaba está localizada na Av Antonio Carlos Comitre, 540  -

Cj 35 - Parque Campolim Sorocaba/SP 

Telefone: 15 99108-9636

Whatsapp: 15 99108-9636

E-mail: contato@concq.com.br

Escritório de Contabilidade

Moema | Vila Olimpia | Itaim Bibi | Campo Belo | Centro de São Paulo | Zona Sul de São Paulo | 

Zona Norte de São Paulo Zona Oeste de São Paulo | Zona Leste de São Paulo

 

Votorantim/SP | Porto Feliz/SP | Salto/SP | Itu/SP | Salto de Pirapora/SP | São Roque/SP | Mairinque/SP | Santana de Parnaíba/SP | Boituva/SP | Cerquilho/SP | Tatuí/SP | Indaiatuba/SP