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Saiba utilizar o WhatsApp para melhorar relacionamento com o cliente


(Imagem:Reprodução)



Fonte: Contábeis


Atualmente, o WhatsApp se tornou a ferramenta principal para a comunicação empresarial e para o relacionamento com clientes. Em tempos de home office, a necessidade de uma ponte de aproximação com o público cresceu ainda mais.


Porém é preciso ter atenção na forma com que se usa essa ferramenta, alguns limites precisam ser estabelecidos quando se trata da comunicação de negócios, assim como a atenção precisa ser redobrada no aplicativo.


Separamos algumas dicas para melhorar a relação com os clientes por meio do Whatsapp:


Respostas rápidas


O primeiro passo é simples. Coloque-se no lugar do cliente. Você está querendo fechar um negócio ou comprar um produto, está ansioso e o que deseja em relação à empresa?

Que ela seja imediata para te responder, certo?


Não é diferente no WhatsApp. O imediatismo acaba sendo ainda mais elevado em transações feitas pelo app.


Por isso, é importante deixar o horário em que os atendentes estão disponíveis para conversar. Dessa forma, você não gera uma expectativa e uma decepção no cliente em momentos que não há atendimento.


Atendimento personalizado


Sua empresa conta com diversos clientes que são totalmente diferentes uns dos outros. Cada pessoa tem uma necessidade específica, uma impressão e um desejo a ser levado em consideração nas tomadas de decisões.


Diante disso, não é possível padronizar respostas ou tratamento para que sejam adotados em todos os contatos via WhatsApp.


Dê a cada cliente o atendimento personalizado que ele merece e espera para se sentir importante no seu negócio.


Comunicação clara


As empresas precisam adotar a comunicação clara em relação a clientes e colaboradores.

É um ponto que é percebido como fundamental para o sucesso dos negócios. No caso dos clientes, nem todos são um expert em internet, apps ou, até mesmo, no produto ou serviços que ele está buscando adquirir com sua empresa. Algumas vezes será preciso ter paciência e clareza para se comunicar.


É fundamental que as informações sejam passadas de maneira direta e clara, simplificada e tranquila para que sejam compreendidas corretamente. Adotar a clareza na comunicação gera credibilidade e referência positiva para o seu empreendimento.


Preparação


Importante ressaltar sobre o desenvolvimento de documentos ou roteiros que auxiliem o colaborador a entender e conduzir um caso, por isso, esteja preparado.


Além de oferecer mais segurança na hora de se comunicar com o cliente, também gera agilidade no atendimento e, consequentemente, otimização da rotina diária.


Também podemos ressaltar que antes de optar pelo WhatsApp, como novo canal de vendas, é preciso que a empresa tenha certeza de que vai dar conta de seguir com atendimentos dessa forma e não deixar o cliente na mão.



É fundamental contar com uma assessoria especializada em pequenas e médias empresas. Conte com a CONCQ-Consultoria

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