Buscar
  • CONCQ

Sebrae vai viabilizar até R$ 12 bilhões em crédito para pequenas empresas


(Imagem:Reprodução)

Fonte: Contábeis


A Medida Provisória nº 932, publicada pelo Governo Federal na terça-feira, 31, anunciou que permitirá ao Sebrae, destinar 50% de sua arrecadação nos próximos meses a concessão de aproximadamente 12 bilhões de reais em crédito para micro e pequenos negócios durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.


Micro e Pequenas empresas


O Sebrae irá destinar os seus recursos para o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), com a possibilidade do cumprimento das exigências das instituições financeiras para concessão de crédito, viabilizando garantias para as micro e pequenas empresas.


Atualmente, o fundo conta com aproximadamente 470 milhões de reais em recursos disponíveis e, a partir de agora, terá mais 500 milhões. O Fampe poderá alavancar empréstimos em até 12 vezes o valor de seu patrimônio. Em nota, o presidente do Sebrae, Carlos Melles afirmou:


“O Fampe funciona como um salvo-conduto, que vai permitir aos pequenos negócios, incluindo até o microempreendedor individual, obterem os recursos para capital de giro, tão necessários para atravessar a crise provocada pela pandemia do coronavírus, mantendo os negócios e o emprego”

Condições de pagamento


O regulamento do fundo está sendo alterado para dar melhores condições de pagamento ao empreendedor, com prazos maiores, taxas de juro mais baixas e um período de carência maior, enquanto durar a pandemia do COVID-19. Melles ainda afirma:


“Precisamos adequar as condições do crédito à realidade atual das empresas, que perderam seu faturamento”

Donos de pequenos negócios serão acompanhados pelo Sebrae nas negociações com os bancos, dando assistência para mitigar o risco das instituições financeiras. Sendo assim, a instituição está em negociação com novos parceiros (estados, bancos e agentes financeiros), para tentar ampliar o volume de recursos no fundo.


É fundamental contar com uma assessoria especializada em pequenas e médias empresas. Conte com a CONCQ-Consultoria